segunda-feira, 10 de julho de 2017

Segredo.10.10


16 comentários:

  1. É revoltante que a maioria das pessoas tratem a depressão como coisa de ingratos. É uma doença bastante séria. Procura ajuda. Tenta não pensar no que os outros pensam, mas no que tu precisas.

    ResponderEliminar
  2. A depressao nao escolhe idade, classe social...nao e algo que de possa racionalizar, nao precisa de motivo..ela simplesmente instala-se..como doenca que e.

    ResponderEliminar
  3. por isso é que se diz que teoria e práctica são coisas diferentes...
    (e que é que te disse que ninguém entende?)

    ResponderEliminar
  4. Deixa de pintar a tua vida de perfeita que assim as pessoas compreendem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ???
      Não se trata de ter uma vida perfeita. Regra geral ter um companheiro, filhos, um trabalho, uma casa paga e um carro pago éuma boa vida. E nesta vida não há motivos para as pessoas terem depressão, e é esta percepção que está errada. O seu comentário foi extremamente despropositado, e demonstra como a depressão é vista nesta sociedade.

      Eliminar
    2. Que comentário tão triste...se pensa que disse algo inteligente para rebaixar a dona/dono do segredo, saiba que só está a dar-lhe razão. A autora/autor do segredo está exactamente a dizer que mesmo com a vida perfeita pode ser vitima de depressão. Ela/e não finge q a vida é perfeita, o que ela quer dizer é que na vida dela não há coisas más para desencadear a depressão dela. Posso dar o meu exp, tenho a vida á larga economicamente, viajo de férias com frequência, tenho uma excelente casa nova, um casamento cheio de amor mutuo, uma familia que adoro e me adora...e tenho uma depressão. As pessoas tb se perguntam como posso eu, com a boa vida que tenho ter depressão. Percebeu agora?

      Eliminar
    3. Não há vidas perfeitas e ninguém tem depressões por acaso.
      Eu não quis rebaixar o autor do segredo, a questão é que hoje em dia as pessoas vivem para fazer os outros pensar que têm uma vida perfeita, vão de férias, metem as fotos espectaculares no face (mas não contam as m*rd*s que aconteceram), compram um carro novo (andam a mostrar) mas não dizem o que é que deixaram de fazer para andar a pagar a prestação do dito, têm filhos lindos (mas não contam que há anos que não conseguem ter uma noite de sono completa e o sexo com o marido é escasso) etc... Claro que quem está de fora só vê a parte perfeita.
      Todas as doenças têm uma causa e a depressão não é excepção, achar que uma pessoa vai na rua e de repente leva com um estado depressivo só por acaso é diminuir a doença. Se ainda não chegou à conclusão do porquê de estar assim isso já é outra história mas não lhe fazia nada mal ir a uma terapia (psicólogo, psicoterapeuta...) porque muitas das vezes só se consegue lidar com a depressão com alguém que nos apoie e encaminhe.
      O que para mim pode ser um evento sem qualquer tipo de importância para outra pessoa pode ser o que desencadeia a depressão, cabe a cada um descobrir isso e não se deixar ir pela cabeça das outras pessoas "se eles acham que eu tenho uma boa vida então é porque eu tenho mesmo".
      Ass: Anónimo10 de julho de 2017 às 14:01

      Eliminar
    4. Não sabendo o que é que a Pessoa que dizer com "teóricamente perfeita", a realidade, é que existe um enorme estigma sobre quem sofre de depressão. Porque todo mundo tem motivos, para se sentir melhor. Porque tem casa, família, trabalho, etc.... Mas ao estarem constantemente a dizer isto ao doente de depressão, faz com que ele piore, porque apesar de ter "tudo" na vida, não se sente Feliz, e não consegue melhorar... A Depressão é uma doença, que pode afectar quem é Feliz, e deixá-lo num profundo estado de tristeza, e inclusive apatia... Tem que ser tratada! É uma doença! E não uma frescurinha....

      Eliminar
  5. eu também pensava assim...até que me tocou a mim..... com tratamento vai aliviando os sintomas e um dia há-de acabar de vez !!!
    VB

    ResponderEliminar
  6. Não ha vidas perfeitas simplesmente ha vidas mais facilitadas mais desafogadas umas aparentemente mais felizes que outras mas todos todos temos problemas, receios etc por isso a depressão e outra coisa qualquer pode chegar a qualquer um

    ResponderEliminar
  7. O que é perfeito para quem vê pode não ser perfeito para quem sente. É óbvio que lhe falta alguma coisa na sua vida e essa aparente "perfeição" pode estar a dificultar que consiga defini-la com clareza. Tenho o palpite que aquilo que lhe falta é paixão. O sonho de uma vida perfeita pode ter sido o objectivo da sua vida e deve ter servido de vitamina enquanto não conseguiu alcança-la, mas agora que conseguiu atingi-la, por ser constante e repetitiva pode ter-se tornado demasiado entediante. Repito, você precisa de paixão e de um objectivo novo para revitalizar a sua alma. Porque nenhuma depressão pode ser curada sem ser através da alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Francisco estou surpreendida hoje conseguiu dizer uma coisa acertada!! Sem dúvida que me revejo 100% nas suas palavras, felizmente não tenho depressão, mas cheguei à conclusão que não sou feliz. No passado pensava mesmo que era, vivia tão feliz no meu pequeno mundo... Para a autora do segredo força e bola para a frente

      Eliminar
    2. Anónimo (23:28)
      Ninguém é tão ruim quanto se pensa nem tão bom quanto parece. Se analisar os comentários que tenho feito no Shiuuuu vai reparar facilmente que se falo mal de alguma coisa sou a "besta" o "convencido" ou o "arrogante", mas se falo bem ou tento ajudar com a minha experiência...então já passo a ser o "Psicólogo do Shiuuuu". A diferença entre mim e a maioria dos anónimos é que eu assino os meus comentários, logo, estou mais sujeito às criticas. Admito que há coisas com as quais gosto de "brincar" mas há outras pelas quais sinto um enorme respeito e a depressão é uma delas. A depressão fragiliza o ser humano e não há nada de nobre em maltratar-se quem se encontra fragilizado. No meu comentário fiz uma clara referência ao "tédio" e aos efeitos nefastos que eles podem trazer à nossa vida. É um inimigo cruel e dissimulado que acaba por ser também o causador das maiores misérias sociais existentes no mundo. Cheguei a falar disso recentemente no meu blog com o titulo "Os malefícios do tédio". Fico satisfeito que tenha gostado das minhas palavras, ainda que seja só a primeira vez. Espero sinceramente que possa haver mais vezes. :)

      Eliminar
  8. Nem gosto muito de comentar, porque é claro que lamento e não deve ser fácil viver com depressão.
    Mas quando se tem que contar os tostões para comer e até ir ao médico, e mesmo assim ele não chega, aí não fica deprimido, tenta é fazer de tudo para o dinheiro chegar e nem há tempo para pensar em depressões....

    ResponderEliminar
  9. Vai ao médico, faz terapia, toma medicação. Vais começar a ver as coisas de outra maneira. Passei pelo mesmo há uns anos e consegui superar. Tive de recorrer a ajuda médica porque tinha também ataques de pânico. Consegui superar tudo.
    Agora estou a passar por uma tragédia, 4 mortes na família, tive medo de tudo voltar. Recorri de imediato ao médico, estou novamente a fazer terapia e agora vejo que aquilo que senti, os problemas que tinha, não eram nada perto disto. Estou a conseguir aguentar.

    ResponderEliminar